quinta-feira, 18 de março de 2010

ATIVIDADE DE FILOSOSFIA

1. Responder à questão "o que é conhecer?";
2. Associar os atos de conhecer e pensar;
3. Descrever e caracterizar os diversos tipos de conhecimento humano (senso comum, mito, teologia, filosofia, ciência, tecnologia, artes);
4. Conceituar com mais especificidade o que é filosofia;
5. Compreender a filosofia como experiência de pensamento.

Responda através de comentários dessa postagem.

Elane

28 comentários:

  1. é um modo de conhecer e elaborar modelos de realidade e projetar ordens onde havia caos.

    ResponderExcluir
  2. (samylle)é elaborar um modelo de realidade" e "projetar ordem onde havia caos"

    ResponderExcluir
  3. [2]Decididamente, pode-se dizer que os humanos se diferenciam do animal que não possui inteligência simbólica pela capacidade que o homem e a mulher têm de pensar e, ao fazê-lo, problematizar o seu entorno físico e cultura

    ResponderExcluir
  4. Decididamente, pode-se dizer que os humanos se diferenciam do animal que não possui inteligência simbólica pela capacidade que o homem e a mulher têm de pensar e, ao fazê-lo, problematizar o seu entorno físico e cultural.

    ResponderExcluir
  5. 3-a)Esse tipo de saber baseia-se na vivência espontânea da vida e começa a ser construído tão logo o homem seja lançado no mundo.
    b)Trata-se de uma modalidade de conhecimento baseado na intuição e que deriva do entendimento de que existem modelos naturais e sobrenaturais dos quais brota o sentido de tudo o que existe.
    c). É dedutivo por partir de uma realidade universal para representar e atribuir sentido a realidades particulares.
    d)Baseia-se na especulação em torno do real, tendo como objeto a busca da verdade. Por isso, diz-se que é uma atitude. Ele é sistemático, mas não experimental.
    e)Semelhantemente ao conhecimento filosófico, o saber científico também é racional e é produzido mediante a investigação da realidade, seja por meio de experimentos seja por meio da busca do entendimento lógico de fatos, fenômenos, relações, coisas, seres e acontecimentos que ocorrem na realidade cósmica, humana e natural.
    f)O fundamento básico desse tipo de conhecimento é o saber fazer, a operacionalização. Tem como objeto o domínio do mundo e da natureza.
    g)elas possibilitam valorizam os sentimentos, a emoção e a intuição racio-sentimental humana. Se o saber da vida busca ordem para preencher o vazio de sentido advindo do caos;

    ResponderExcluir
  6. [3](MITO)>>> É um tipo de conhecimento que ajuda o ser humano a "explicar" o mundo por meio de representações que não são logicamente raciocinadas, nem resultantes de experimentações científicas.O conhecimento mítico é "expresso por meio de linguagem simbólica e imaginária" (CYRINO & PENHA, 1992, p. 14). Assim, ainda que o conhecimento mítico crie representações para atribuir um sentido às coisas, ele ainda se baseia na crença de que seres fantásticos e suas histórias sobrenaturais é que são os responsáveis pela razão de ser do existente.



    (TEOLOGIA)>>o saber teológico fundamenta-se na fé.



    (FILOSOFIA)>>>O conhecimento filosófico é racional. Baseia-se na especulação em torno do real, tendo como objeto a busca da verdade. Por isso, diz-se que é uma atitude. Ele é sistemático, mas não experimental


    (CIENCIA)Trata-se de um conhecimento que é sistemático, metódico e que não é realizado de maneira espontânea, intuitiva, baseada na fé ou simplesmente na lógica racional.


    (tecnologia)>>>O fundamento básico desse tipo de conhecimento é o saber fazer, a operacionalização. Tem como objeto o domínio do mundo e da natureza.

    (artes)>>>As artes e os saberes que elas possibilitam valorizam os sentimentos, a emoção e a intuição racio-sentimental humana. Se o saber da vida busca ordem para preencher o vazio de sentido advindo do caos; se o conhecimento mítico busca na crença a razão de ser de todas as coisas; se a teologia fundamenta-se na idéia de deuses para buscar as verdades acabadas a serem observadas pelo ser humano; se a filosofia busca as representações racionais da realidade; se a ciência almeja conhecer de maneira comprovada e segura; se a técnica busca aplicar conhecimentos... o saber das artes busca o belo

    ResponderExcluir
  7. 4-é a investigação crítica e racional dos princípios fundamentais relacionados ao mundo e ao homem.Filosofia significa amizade, amor e respeito.

    ResponderExcluir
  8. [4]A filosifia se interessa por questionar o porque das coisas.Ela busca o fundamento eo sentido do que existe.Por isso ela pode ser pensada como a titude humana de amar.

    ResponderExcluir
  9. e elaborar modelos de realidade"e"projetar ordem onde havia caos

    ResponderExcluir
  10. 1-pode-se dizer que "conhecer é elaborar um modelo de
    realidade" e "projetar ordem onde havia caos";

    2-Decididamente, pode-se dizer que os humanos se diferenciam do animal que não possui inteligência simbólica pela capacidade que o homem e a mulher têm de pensar e, ao fazê-lo, problematizar o seu entorno físico e cultural. Entorno físico identifica-se com a natureza natural. O entorno cultural refere-se a tudo o que o humano produz ao ser, estar e agir no mundo.
    3-) O conhecimento mítico
    Trata-se de uma modalidade de conhecimento baseado na intuição e que deriva do entendimento de que existem modelos naturais e sobrenaturais dos quais brota o sentido de tudo o que existe. É um tipo de conhecimento que ajuda o ser humano a "explicar" o mundo por meio de representações que não são logicamente raciocinadas, nem resultantes de experimentações científicas.O conhecimento mítico é "expresso por meio de linguagem simbólica e imaginária"

    O Conhecimento teologico
    Se o saber da vida se baseia na experiência de vida e é espontâneo, e se o conhecimento mítico fundamenta-se na crença em seres fantásticos, e é elaborado fora da lógica racional, o saber teológico fundamenta-se na fé. É dedutivo por partir de uma realidade universal para representar e atribuir sentido a realidades particulares.Desse modo, o conhecimento teológico parte da compreensão e da aceitação da existência de um Deus, ou de deuses, os quais constituem a razão de ser de todas as coisas. Esses seres "revelam-se" aos humanos.

    Conhecimento filosófico
    O conhecimento filosófico é racional. Baseia-se na especulação em torno do real, tendo como objeto a busca da verdade. Por isso, diz-se que é uma atitude. Ele é sistemático, mas não experimental. Vai à raiz das coisas e é produzido segundo o rigor lógico que a razão exige de um conhecimento que se quer buscando a verdade do existente.Nessa investigação, o conhecimento filosófico visa aos "porquês" de tudo o que existe.

    Conhecimento científico

    Semelhantemente ao conhecimento filosófico, o saber científico também é racional e é produzido mediante a investigação da realidade, seja por meio de experimentos seja por meio da busca do entendimento lógico de fatos, fenômenos, relações, coisas, seres e acontecimentos que ocorrem na realidade cósmica, humana e natural. Trata-se de um conhecimento que é sistemático, metódico e que não é realizado de maneira espontânea, intuitiva, baseada na fé ou simplesmente na lógica racional.

    Conhecimento técnico
    O fundamento básico desse tipo de conhecimento é o saber fazer, a operacionalização. Tem como objeto o domínio do mundo e da natureza. É especializado e específico e se esmera na aplicação de todos os outros saberes que lhe podem ser úteis.Trata-se de um tipo de saber que auxilia o homem e a mulher a agirem no mundo, levando-os às mais diversas atividades visando à produção técnica da vida.
    4-A Filosofia é um ramo do conhecimento que pode ser caracterizado de três modos: seja pelos conteúdos ou temas tratados, seja pela função que exerce na cultura, seja pela forma como trata tais temas. Com relação aos conteúdos, contemporaneamente, a Filosofia trata de conceitos tais como bem, beleza, justiça, verdade.
    5- a filosofia é essencialmente teorética: deve decifrar o enigma do universo, em face do qual a atitude inicial do espírito é o assombro do mistério. O seu problema fundamental é o problema do ser, não o problema da vida. O objeto próprio da filosofia, em que está a solução do seu problema, são as essências imutáveis e a razão última das coisas, isto é, o universal e o necessário, as formas e suas relações. Entretanto, as formas são imanentes na experiência, nos indivíduos, de que constituem a essência. A filosofia.

    ResponderExcluir
  11. 1)e um modo de conhecer e elaborar um modelo de realidade,e projetar ordem onde avia caos.

    2)Decididamente, pode-se dizer que os humanos se diferenciam do animal que não possui inteligência simbólica pela capacidade que o homem e a mulher têm de pensar e, ao fazê-lo, problematizar o seu entorno físico e cultural.

    3)a-

    B)Trata-se de uma modalidade de conhecimento baseado na intuição e que deriva do entendimento de que existem modelos naturais e sobrenaturais dos quais brota o sentido de tudo o que existe.

    c)Se o saber da vida se baseia na experiência de vida e é espontâneo, e se o conhecimento mítico fundamenta-se na crença em seres fantásticos, e é elaborado fora da lógica racional, o saber teológico fundamenta-se na fé

    D)O conhecimento filosófico é racional. Baseia-se na especulação em torno do real, tendo como objeto a busca da verdade. Por isso, diz-se que é uma atitude. Ele é sistemático, mas não experimental.

    E)emelhantemente ao conhecimento filosófico, o saber científico também é racional e é produzido mediante a investigação da realidade, seja por meio de experimentos seja por meio da busca do entendimento lógico de fatos, fenômenos, relações, coisas, seres e acontecimentos que ocorrem na realidade cósmica, humana e natural.

    F)fundamento básico desse tipo de conhecimento é o saber fazer, a operacionalização. Tem como objeto o domínio do mundo e da natureza. É especializado e específico e se esmera na aplicação de todos os outros saberes que lhe podem ser úteis.

    G)As artes e os saberes que elas possibilitam valorizam os sentimentos, a emoção e a intuição racio-sentimental humana. Se o saber da vida busca ordem para preencher o vazio de sentido advindo do caos; se o conhecimento mítico busca na crença a razão de ser de todas as coisas; se a teologia fundamenta-se na idéia de deuses para buscar as verdades acabadas a serem observadas pelo ser humano; se a filosofia busca as representações racionais da realidade; se a ciência almeja conhecer de maneira comprovada e segura; se a técnica busca aplicar conhecimentos... o saber das artes busca o belo.

    04)A FILOSOFIA se interessa por questionar o por que das coisas.ela busca o fundamento e o sentido do que existe.

    05)

    ResponderExcluir
  12. kelvis, paulim e mallenna18 de março de 2010 às 04:25

    desenvolvimento

    1.e "conhecer é elaborar um modelo de realidade" e "projetar ordem onde havia caos"
    2.o homem e a mulher, à medida que iam explorando seu objeto, a casa, eles também iam pensando sobre ele, objeto, e problematizando a arte de fazer casa, coisa que o João-de-barro, até onde sabemos, não dá conta de realizar
    3.Esse tipo de saber baseia-se na vivência espontânea da vida e começa a ser construído tão logo o homem seja lançado no mundo.
    É um tipo de conhecimento que ajuda o ser humano a "explicar" o mundo por meio de representações que não são logicamente raciocinadas
    fundamenta-se na fé.O conhecimento filosófico é racional. Baseia-se na especulação em torno do real, tendo como objeto a busca da verdade.
    Semelhantemente ao conhecimento filosófico, o saber científico também é racional e é produzido mediante a investigação da realidade, seja por meio de experimentos seja por meio da busca do entendimento lógico de fatos, fenômenos, relações, coisas, seres e acontecimentos que ocorrem na realidade cósmica, humana e natural.
    O fundamento básico desse tipo de conhecimento é o saber fazer, a operacionalização
    As artes e os saberes que elas possibilitam valorizam os sentimentos, a emoção e a intuição racio-sentimental humana.
    4. é a investigação crítica e racional dos princípios fundamentais relacionados ao mundo e ao homem.Filosofia significa amizade, amor e respeito.
    5. Pretendemos com este artigo, apresentar uma reflexão sobre o sentido da filosofia enquanto experiência do pensamento. Procuramos desconstruir a idéia desse
    saber como um conceito unânime e convergente, admitindo o seu caráter múltiplo e controverso. Para isto, recorremos a autores como Michel Foucault, Gilles Deleuze e Felix Guattari que nos apresentam a filosofia, especialmente, como crítica e criação.
    Pretendemos com este artigo, apresentar uma reflexão sobre o sentido da filosofia enquanto experiência do pensamento. Procuramos desconstruir a idéia desse
    saber como um conceito unânime e convergente, admitindo o seu caráter múltiplo e controverso. Para isto, recorremos a autores como Michel Foucault, Gilles Deleuze e Felix Guattari que nos apresentam a filosofia, especialmente, como crítica e criação.
    Pretendemos com este artigo, apresentar uma reflexão sobre o sentido da filosofia enquanto experiência do pensamento. Procuramos desconstruir a idéia desse
    saber como um conceito unânime e convergente, admitindo o seu caráter múltiplo e controverso. Para isto, recorremos a autores como Michel Foucault, Gilles Deleuze e Felix Guattari que nos apresentam a filosofia, especialmente, como crítica e criação.

    ResponderExcluir
  13. 1."conhecer é elaborar um modelo de realidade" e "projetar ordem onde havia caos"

    2.Pode-se dizer que os humanos se diferenciam do animal que não possui inteligência simbólica pela capacidade que o homem e a mulher têm de pensar e, ao fazê-lo, problematizar o seu entorno físico e cultural.

    3. O saber da vida

    Esse tipo de saber baseia-se na vivência espontânea da vida e começa a ser construído tão logo o homem seja lançado no mundo. Ele vive esse processo até o dia de sua morte. Por isso, tudo o que diz respeito à condução da vida na terra pode se tornar objeto a ser "explorado" e representado nesse nível de conhecimento da realidade.

    O conhecimento mítico

    Trata-se de uma modalidade de conhecimento baseado na intuição e que deriva do entendimento de que existem modelos naturais e sobrenaturais dos quais brota o sentido de tudo o que existe.

    Conhecimento teológico

    Se o saber da vida se baseia na experiência de vida e é espontâneo, e se o conhecimento mítico fundamenta-se na crença em seres fantásticos, e é elaborado fora da lógica racional, o saber teológico fundamenta-se na fé.

    Conhecimento filosófico

    O conhecimento filosófico é racional. Baseia-se na especulação em torno do real, tendo como objeto a busca da verdade. Por isso, diz-se que é uma atitude.

    Conhecimento científico

    Semelhantemente ao conhecimento filosófico, o saber científico também é racional e é produzido mediante a investigação da realidade,

    Conhecimento técnico

    O fundamento básico desse tipo de conhecimento é o saber fazer, a operacionalização. Tem como objeto o domínio do mundo e da natureza.

    O saber das artes

    As artes e os saberes que elas possibilitam valorizam os sentimentos, a emoção e a intuição racio-sentimental humana.

    4.é a investigação crítica e racional dos princípios fundamentais relacionados ao mundo e ao homem.Filosofia significa amizade, amor e respeito.

    5.apresentar uma reflexão sobre o sentido da filosofia enquanto experiência do pensamento. Procuramos desconstruir a idéia desse
    saber como um conceito unânime e convergente, admitindo o seu caráter múltiplo e controverso.

    ResponderExcluir
  14. 5-Procuramos desconstruir a idéia desse
    saber como um conceito unânime e convergente, admitindo o seu caráter múltiplo e controverso.

    ResponderExcluir
  15. SILVIA SOLANGE E MARIA DE FÁTIMA 2ANO "A"18 de março de 2010 às 04:29

    1. De modo simples, pode dizer que: conhecer é elaborar um modelo de realidade. e projetar ordem onde havia caos.

    2. três elementos são necessários para que haja conhecimento, O sujeito, que é o ser que conhece, O objeto que é aquilo que o sujeito investiga para poder conhecer a imagem mental em forma de opinião. É uma idéia ou conceito que resultam da relação sujeito-objeto e que passa a habitar a subjetividade daquele que conhece.

    3. *SENSO COMUM= O senso é o que resulta da relação com o mundo e o saber que muitos chamam saber empírico ou vulgar.
    *MITO= É um tipo de conhecimento que ajuda o ser humano a "explicar" o mundo por meio de representações que não são logicamente raciocinadas, nem resultantes de experimentações científicas.
    *TEOLOGIA=o saber teológico fundamenta-se na fé,o conhecimento teológico parte da compreensão e da aceitação da existência de um Deus, ou de deuses, os quais constituem a razão de ser de todas as coisas.
    *FILOSOFIA=O conhecimento filosófico é racional. Baseia-se na especulação em torno do real, tendo como objeto a busca da verdade. Por isso, diz-se que é uma atitude. Ele é sistemático, mas não experimental. Vai à raiz das coisas e é produzido segundo o rigor lógico que a razão exige de um conhecimento que se quer buscando a verdade do existente.
    *CIENCIAS=por meio de experimentos seja por meio da busca do entendimento lógico de fatos, fenômenos, relações, coisas, seres e acontecimentos que ocorrem na realidade cósmica, humana e natural.
    *TECNOLOGIA=Tem como objeto o domínio do mundo e da natureza. É especializado e específico e se esmera na aplicação de todos os outros saberes que lhe podem ser úteis.
    *ARTES=As artes e os saberes que elas possibilitam valorizam os sentimentos, a emoção e a intuição racio-sentimental humana. Se o saber da vida busca ordem para preencher o vazio de sentido advindo do caos; se o conhecimento mítico busca na crença a razão de ser de todas as coisas.

    4. Filosofia (do grego philos - que ama + sophia - sabedoria, « que ama a sabedoria ») é a investigação crítica e racional dos princípios fundamentais relacionados ao mundo e ao homem.Filosofia significa amizade, amor e respeito.

    5. o ser humano produz diversos tipos de informações, conhecimentos e saberes. E disso ele é capaz porque pensa, problematiza, raciocina, julga, avalia, decide e age no mundo. O humano é interacional. É relacional, e é em meio às múltiplas relações que vivencia no mundo que ele pode construir representações aproximativas deste mundo.

    ResponderExcluir
  16. 1.Conhecer é elabora um modelo de realidade e projetar ordem onde havia caos

    2.o homem e a mulher, à medida que iam explorando seu objeto, a casa, eles também iam pensando sobre ele, objeto, e problematizando a arte de fazer casa, coisa que o João-de-barro, até onde sabemos, não dá conta de realizar.
    3.SENSO CUMUM
    As características desse tipo de saber compreendem a não-sistematicidade, razão pela qual ele não é produzido com base em procedimentos metodológicos, feitos para conduzir a relação sujeito-objeto. O que resulta dessa relação com o mundo é um saber que muitos chamam saber empírico, vulgar ou, ainda, senso comum.
    MITO
    O conhecimento mítico é "expresso por meio de linguagem simbólica e imaginária"

    ResponderExcluir
  17. Ana Jéssica Sabino Lima 2°A18 de março de 2010 às 04:29

    1)Conhecer é vc elaborar um modelo de realida da vida antes a da vida agora,três coisas que levam ao conhecimento é o "sujeito" ou seja nós, o "objeto" ao qual procuramos conhecer e a "imagem mental" que nos leva ao conhecimento.

    2)três elementos são necessários para que haja conhecimento:a) O sujeito, que é o ser que conhece;b) O objeto, aquilo que o sujeito investiga para conhecer;c) A imagem mental em forma de opinião, idéia ou conceito que resultam da relação sujeito-objeto e que passa a habitar a subjetividade daquele que conhece.

    3)*SENSO COMUM:O que resulta dessa relação com o mundo é um saber que muitos chamam saber empírico, vulgar ou, ainda, senso comum.
    *MITO:.O conhecimento mítico é "expresso por meio de linguagem simbólica e imaginária"ou seja das criações de algo q não existe.
    *TEOLOGIA:o saber teológico fundamenta-se na fé. É dedutivo por partir de uma realidade universal para representar e atribuir sentido a realidades particulares.o conhecimento teológico parte da compreensão e da aceitação da existência de um Deus, ou de deuses, os quais constituem a razão de ser de todas as coisas.
    *FILOSOFIA:O conhecimento filosófico é racional. Baseia-se na especulação em torno do real, tendo como objeto a busca da verdade. Por isso, diz-se que é uma atitude. Ele é sistemático, mas não experimental. Vai à raiz das coisas e é produzido segundo o rigor lógico que a razão exige de um conhecimento que se quer buscando a verdade do existente.Nessa investigação, o conhecimento filosófico visa aos "porquês" de tudo o que existe.
    *CIÊNCIA: por meio da busca do entendimento lógico de fatos, fenômenos, relações, coisas, seres e acontecimentos que ocorrem na realidade cósmica, humana e natural.
    *TECNOLOGIA:O fundamento básico desse tipo de conhecimento é o saber fazer, a operacionalização. Tem como objeto o domínio do mundo e da natureza. É especializado e específico e se esmera na aplicação de todos os outros saberes que lhe podem ser úteis.
    *ARTES:As artes e os saberes que elas possibilitam valorizam os sentimentos, a emoção e a intuição racio-sentimental humana. Se o saber da vida busca ordem para preencher o vazio de sentido advindo do caos; se o conhecimento mítico busca na crença a razão de ser de todas as coisas.

    4)Filosofia (do grego philos - que ama + sophia - sabedoria, que ama a sabedoria) é a investigação crítica e racional dos princípios fundamentais relacionados ao mundo e ao homem.Filosofia significa amizade, amor e respeito.

    5)o ser humano produz diversos tipos de informações, conhecimentos e saberes. E disso ele é capaz porque pensa, problematiza, raciocina, julga, avalia, decide e age no mundo. O humano é interacional. É relacional, e é em meio às múltiplas relações que vivencia no mundo que ele pode construir representações aproximativas deste mundo.

    Ana Jéssica 2°A...

    ResponderExcluir
  18. 1]De modo simples, pode-se dizer que "conhecer é elaborar um modelo de realidade" e "projetar ordem onde havia caos"

    2]pensar, sentir, problematizar e agir são ações importantíssimas no processo de produzir informações, conhecimentos e saberes.

    3]MITO;É um tipo de conhecimento que ajuda o ser humano a "explicar" o mundo por meio de representações que não são logicamente raciocinadas.
    teologia;. É dedutivo por partir de uma realidade universal para representar e atribuir sentido a realidades particulares.
    filosofia;É ativo, pois coloca o humano à procura de respostas para as inúmeras perguntas que ele próprio pode formular.
    tecnologia;É especializado e específico e se esmera na aplicação de todos os outros saberes que lhe podem ser úteis.
    ciencia;Semelhantemente ao conhecimento filosófico, o saber científico também é racional e é produzido mediante a investigação da realidade.
    artes;As artes e os saberes que elas possibilitam valorizam os sentimentos, a emoção e a intuição racio-sentimental humana.
    senso comum;É a inteligência simbólica, diferente de uma programação instintiva, que possibilita ao ser humano pensar, sentir, problematizar e agir, dando-lhe a possibilidade de produzir uma gama variada de conhecimento.

    4]e um modo de conhecer.

    5]A isso chamamos conhecimento, esse produto da inteligência simbólica humana por meio da qual o múltiplo ganha uma unicidade, a diversidade recebe certa harmonia e o vazio é preenchido por um sentido, sendo o principal deles o sentido existencial, a razão de ser da vida, o motivo pelo qual o homem e a mulher são, pensam, sentem, julgam, valoram, decidem e agem no aqui-agora de seu ser-estar no mundo.

    ResponderExcluir
  19. 1. é conhecer é elaborar um modelo de realidade e projetar ordem onde havia caos.

    2. a associação do humano e o joão-de-barro na forma de construir a casa e a evolução do modo de fazer ela (a casa) que o joão-de-barro não evoluição dele.

    3.Esse tipo de saber baseia-se na vivência da espontânea de vida e começa a ser construído ao logo do homem foi lançado no mundo;/ a razão pela qual ele não é produzido com base em procedimentos metodológicos.

    4. é a investigação crítica e racional dos princípios fundamentais relacionados ao mundo e ao homem.

    5. Pretendemos com este artigo, apresentar uma reflexão sobre o sentido da filosofia enquanto experiência do pensamento. Procuramos desconstruir a idéia desse
    saber como um conceito unânime e convergente, admitindo o seu caráter múltiplo e controverso.

    ResponderExcluir
  20. 1-conhecer e elaborar o modelo de realidade e projetar ordem onde havia caus
    2-o homem e a mulher, a medida que iam explorando seu objeto, a cada, eles tamdem iam pensando sobre eles.
    3-*senso comum-é tudo que vivenciamos durante a vida
    *mito-é o tipo de conhecimento que ajuda o homen
    4-

    ResponderExcluir
  21. ATIVIDADE DE FILOSOFIA

    1-) Conhecer é elaborar um modelo de realidade" e "projetar ordem onde havia caos.

    2-) o homem e a mulher, à medida que iam explorando seu objeto, a casa, eles também iam pensando sobre ele, objeto, e problematizando a arte de fazer casa, coisa que o João-de-barro, até onde sabemos, não dá conta de realizar

    3-) Esse tipo de saber baseia-se na vivência espontânea da vida e começa a ser construído tão logo o homem seja lançado no mundo.
    É um tipo de conhecimento que ajuda o ser humano a "explicar" o mundo por meio de representações que não são logicamente raciocinadas
    fundamenta-se na fé.O conhecimento filosófico é racional. Baseia-se na especulação em torno do real, tendo como objeto a busca da verdade.
    Semelhantemente ao conhecimento filosófico, o saber científico também é racional e é produzido mediante a investigação da realidade, seja por meio de experimentos seja por meio da busca do entendimento lógico de fatos, fenômenos, relações, coisas, seres e acontecimentos que ocorrem na realidade cósmica, humana e natural.
    O fundamento básico desse tipo de conhecimento é o saber fazer, a operacionalização
    As artes e os saberes que elas possibilitam valorizam os sentimentos, a emoção e a intuição racio-sentimental humana.

    4-) é a investigação crítica e racional dos princípios fundamentais relacionados ao mundo e ao homem.Filosofia significa amizade, amor e respeito.

    5-) Pretendemos com este artigo, apresentar uma reflexão sobre o sentido da filosofia enquanto experiência do pensamento. Procuramos desconstruir a idéia desse
    saber como um conceito unânime e convergente, admitindo o seu caráter múltiplo e controverso. Para isto, recorremos a autores como Michel Foucault, Gilles Deleuze e Felix Guattari que nos apresentam a filosofia, especialmente, como crítica e criação.
    Pretendemos com este artigo, apresentar uma reflexão sobre o sentido da filosofia enquanto experiência do pensamento. Procuramos desconstruir a idéia desse
    saber como um conceito unânime e convergente, admitindo o seu caráter múltiplo e controverso. Para isto, recorremos a autores como Michel Foucault, Gilles Deleuze e Felix Guattari que nos apresentam a filosofia, especialmente, como crítica e criação.
    Pretendemos com este artigo, apresentar uma reflexão sobre o sentido da filosofia enquanto experiência do pensamento. Procuramos desconstruir a idéia desse
    saber como um conceito unânime e convergente, admitindo o seu caráter múltiplo e controverso. Para isto, recorremos a autores como Michel Foucault, Gilles Deleuze e Felix Guattari que nos apresentam a filosofia, especialmente, como crítica e criação.

    ResponderExcluir
  22. Érika Rosiane 2º A18 de março de 2010 às 04:31

    Respostas...
    1.Conhecer é elaborar um modelo de realidade e projetar ordem onde havia caos.
    2.A associação de conhecer e pensar pode ser feita atrvés desse exemplo: O joão de barro, desde que iniciou sua existência, faz casas de barro pra morar e nunca evoluiu pra uma casa de tijolo ou madeira. Isso é um ator de pensar, pois o João de barro apenas quis construir uma casa.
    Já o ser humano, começou sua existência nas cavernas e casas de barro, mas partir de um certo tempo foi conhecendo novos materiais e evoluiu a construçaõ de sua casa pra tijolo, madeira, coisas muito sufisticadas. Isso é um ato de conhecer, pois após conhecer novas coisas ele pode evoluir.
    3.*Senso Comum - É tudo que você vivencia ao longo de sua vida.
    *Mito - Passagem dos tempos fabulosos, tradição que, sob forma de alegoria, deixa entrever um fato histórico ou filosofico.
    *Teologia

    ResponderExcluir
  23. 1-) E elaborar um modelo de realidade e projetar ordem onde havia caos.

    2-)É o caso de Joao-de-barros;o passarinho que;desde que existe na fase da terra;constrói a mesma moradia;

    ResponderExcluir
  24. [5]
    Pretendemos com este artigo, apresentar uma reflexão sobre o sentido da filosofia enquanto experiência do pensamento. Procuramos desconstruir a idéia desse
    saber como um conceito unânime e convergente, admitindo o seu caráter múltiplo e controverso. Para isto, recorremos a autores como Michel Foucault, Gilles Deleuze e Felix Guattari que nos apresentam a filosofia, especialmente, como crítica e criação

    ResponderExcluir
  25. 1.conhecer é elaborar um modelo realidade e projetar ordem onde havia caos
    2.A associação de conhecer e pensar pode ser feita atraves desse exemplo: O joão de barro, desde que iniciou sua existência, faz casas de barro para morar e nunca evoluiu para uma casa de tijolo ou madeira. Isto é um ato de pensar, pois o João de Barro apenas quis construir uma casa.
    Já o ser humano, começou sua existência nas cavernas e casas de barro, mas a partir de um certo tempo foi conhecendo novos materiais e evoluiondo a construçao de suas casas pra tijolo, madeira, coisas muito sofisticadas. Isto é um ato de conhecer, pois após conhecer novas coisas ele pode evoluir.
    3.SESCO COMUM:E tudo que vivenciamos durante a vida
    MITO:passagem dos tempos fabulosos, tradiçao que, sob forma de alegoria, deixa entrever oum fato histórico ou filosofico.

    ResponderExcluir
  26. 1-) Conhecer é elaborar um modelo de realidade" e "projetar ordem onde havia caos.

    2-) o homem e a mulher, à medida que iam explorando seu objeto, a casa, eles também iam pensando sobre ele, objeto, e problematizando a arte de fazer casa, coisa que o João-de-barro, até onde sabemos, não dá conta de realizar

    3-) Esse tipo de saber baseia-se na vivência espontânea da vida e começa a ser construído tão logo o homem seja lançado no mundo.
    É um tipo de conhecimento que ajuda o ser humano a "explicar" o mundo por meio de representações que não são logicamente raciocinadas
    fundamenta-se na fé.O conhecimento filosófico é racional. Baseia-se na especulação em torno do real, tendo como objeto a busca da verdade.
    Semelhantemente ao conhecimento filosófico, o saber científico também é racional e é produzido mediante a investigação da realidade, seja por meio de experimentos seja por meio da busca do entendimento lógico de fatos, fenômenos, relações, coisas, seres e acontecimentos que ocorrem na realidade cósmica, humana e natural.
    O fundamento básico desse tipo de conhecimento é o saber fazer, a operacionalização
    As artes e os saberes que elas possibilitam valorizam os sentimentos, a emoção e a intuição racio-sentimental humana.

    4-) é a investigação crítica e racional dos princípios fundamentais relacionados ao mundo e ao homem.Filosofia significa amizade, amor e respeito.

    5-) Pretendemos com este artigo, apresentar uma reflexão sobre o sentido da filosofia enquanto experiência do pensamento. Procuramos desconstruir a idéia desse
    saber como um conceito unânime e convergente, admitindo o seu caráter múltiplo e controverso. Para isto, recorremos a autores como Michel Foucault, Gilles Deleuze e Felix Guattari que nos apresentam a filosofia, especialmente, como crítica e criação.
    Pretendemos com este artigo, apresentar uma reflexão sobre o sentido da filosofia enquanto experiência do pensamento. Procuramos desconstruir a idéia desse
    saber como um conceito unânime e convergente, admitindo o seu caráter múltiplo e controverso. Para isto, recorremos a autores como Michel Foucault, Gilles Deleuze e Felix Guattari que nos apresentam a filosofia, especialmente, como crítica e criação.
    Pretendemos com este artigo, apresentar uma reflexão sobre o sentido da filosofia enquanto experiência do pensamento. Procuramos desconstruir a idéia desse
    saber como um conceito unânime e convergente, admitindo o seu caráter múltiplo e controverso. Para isto, recorremos a autores como Michel Foucault, Gilles Deleuze e Felix Guattari que nos apresentam a filosofia, especialmente, como crítica e criação.

    ResponderExcluir
  27. 1."conhecer é elaborar um modelo de realidade" e "projetar ordem onde havia caos"

    2.Pode-se dizer que os humanos se diferenciam do animal que não possui inteligência simbólica pela capacidade que o homem e a mulher têm de pensar e, ao fazê-lo, problematizar o seu entorno físico e cultural.

    3. O saber da vida

    Esse tipo de saber baseia-se na vivência espontânea da vida e começa a ser construído tão logo o homem seja lançado no mundo. Ele vive esse processo até o dia de sua morte. Por isso, tudo o que diz respeito à condução da vida na terra pode se tornar objeto a ser "explorado" e representado nesse nível de conhecimento da realidade.

    O conhecimento mítico

    Trata-se de uma modalidade de conhecimento baseado na intuição e que deriva do entendimento de que existem modelos naturais e sobrenaturais dos quais brota o sentido de tudo o que existe.

    Conhecimento teológico

    Se o saber da vida se baseia na experiência de vida e é espontâneo, e se o conhecimento mítico fundamenta-se na crença em seres fantásticos, e é elaborado fora da lógica racional, o saber teológico fundamenta-se na fé.

    Conhecimento filosófico

    O conhecimento filosófico é racional. Baseia-se na especulação em torno do real, tendo como objeto a busca da verdade. Por isso, diz-se que é uma atitude.

    Conhecimento científico

    Semelhantemente ao conhecimento filosófico, o saber científico também é racional e é produzido mediante a investigação da realidade,

    Conhecimento técnico

    O fundamento básico desse tipo de conhecimento é o saber fazer, a operacionalização. Tem como objeto o domínio do mundo e da natureza.

    O saber das artes

    As artes e os saberes que elas possibilitam valorizam os sentimentos, a emoção e a intuição racio-sentimental humana.

    4.é a investigação crítica e racional dos princípios fundamentais relacionados ao mundo e ao homem.Filosofia significa amizade, amor e respeito.

    5.apresentar uma reflexão sobre o sentido da filosofia enquanto experiência do pensamento. Procuramos desconstruir a idéia desse
    saber como um conceito unânime e convergente, admitindo o seu caráter múltiplo e controverso.

    ResponderExcluir
  28. julio cesar freitas de almeidas8 de abril de 2010 às 14:31

    O QUE DESCONGELA MELHOR - O AR OU A ÁGUA?
    O que você precisa:
    • alguns cubos de gelo
    • 2 copos ou pequenas vasilhas (pode ser uma garrafa cortada)
    • Água
    • Relógio
    Como fazer:
    1. Coloque água em um dos copos ou vasilhas.
    2. Ao mesmo tempo, coloque um cubo de gelo em cada copo e marque a hora. Procure usar cubos de gelo do mesmo tamanho ou de tamanhos parecidos.
    3. Marque o tempo que leva para que o cubo de gelo descongele totalmente. O que aconteceu? Onde foi mais rápido?
    O que está acontecendo:
    É mais fácil descongelar "algo" na água do que "algo" exposto ao ar porque:
    a). A água tem calor específico maior que o ar, ou seja, por unidade de volume a água é capaz de trocar mais calor com o " algo". De um modo mais simples, a água pode absorver ou perder mais calor que o ar.
    b) a água também é mais densa, ou seja, tem mais molécula por unidade de volume que o ar. Como o calor é armazenado como energia vibracional das moléculas, quanto mais moléculas mais calor pode ser absorvido ou perdido pela água.
    Para Saber mais: cuidado com as definições de capacidade térmica e calor específico. O calor específico é a capacidade térmica por unidade de volume do material ou substância. assim, ar e água podem ter a mesma capacidade térmica, mas para isso ocorrer o volume necessário de cada um será bem diferente. Um volume muito maior de ar é necessário para que se tenha a mesma capacidade térmica de um volume pequeno de água.

    ResponderExcluir